O que são Dados Estruturados de Produtos?

Entenda de uma vez por todas, o que são e qual a importância dos Dados Estruturados de Produtos tão comentados pelos profissionais de SEO.

O que são Dados Estruturados de Produtos?

O que são Dados Estruturados

Dados Estruturados são marcações utilizadas pelos rastreadores para entender melhor as informações de uma página web.

Os formatos com que essas estruturas devem se parecer podem ser encontrados no site Schema.org.

Existe também a possibilidade dos dados serem exibidos na SERP, como por exemplo, o preço e a disponibilidade de um produto em determinado e-commerce.

Dados Estruturados de Produtos

Os Dados Estruturados de Produtos, pode ser considerado um dos mais importantes em uma loja virtual.

Apesar de sabermos que a inteligência dos rastreadores conseguirá buscar as informações importantes do produto, fornecer esses dados de maneira padronizada garante melhor entendimento.

Dentro de uma mesma marcação dos Dados do produto, podemos fornecer informações de Oferta, Avaliações, Disponibilidade e muitas outras.

Qual a importância para o SEO?

A princípio, já podemos entender a implementação como algo benéfico, só pelo fato de facilitar o entendimento dos rastreadores sobre a página.

Isso já ajuda os algoritmos a entregarem o conteúdo de maneira mais acertiva, buscando usuários com a intenção de busca relacionada com a entrega que o site faz.

Mas, outro KPI muito buscado nas implementações de Dados Estruturados de Produto é o CTR, pois já que parte dessas informações podem ser exibidas na SERP.

Então, além de ganhar mais espaço na visão do usuário, essas informações podem impactar a tomada de decisão, em um caso que a média das avaliações do produto já é exibida de antemão.

Como fazê-los da maneira correta?

A maneira ideal de gerar essas marcações na sua página, é fazendo isso no back-end (lado servidor), garantindo que na primeira leitura da página eles já possam ser encontrados.

Mas, sabemos também, que isso pode ser difícil em algumas plataformas. Nesses casos, a opção pode ser a criação via Javascript, após ou durante o carregamento da página.

Após escolher a estratégia para geração dinâmica dos dados, é essencial garantir que eles estejam no formato padrão, que pode ser encontrado na Documentação do Google sobre isso.

E o mais importante, independente da maneira como está sendo feito, deve ser testado com as ferramentas certas. Conheça a ferramenta de testes do Google.